O processo que contesta a eleição antecipada na Câmara de Vargem Grande retomou seu andamento. O feito estava paralisado desde 24 de abril, quando a audiência de instrução e julgamento foi cancelada em resposta a uma solicitação do Legislativo vargem-grandense.

Contudo, na última sexta-feira, 15 de agosto, o caso voltou a se movimentar com a “expedição de comunicação eletrônica”, que se refere ao envio de notificações ou intimações por meio do sistema judicial eletrônico, em vez de métodos convencionais, como carta ou oficial de justiça.

O que diz a legislação?

Com a mudança na Lei Orgânica do Município em 2021, a eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio deve ser realizada em setembro do primeiro ano da legislatura, ou seja, no próximo mês. No entanto, caso haja um desfecho no Judiciário, o pleito interno para escolha dos novos integrantes da Mesa Diretora será cancelado.

Como não há possibilidade de a norma retornar à sua originalidade por meio do processo legislativo, em razão da interrupção das atividades da casa durante as festividades de São Raimundo Nonato dos Mulundus, a única coisa que impediria a realização da eleição antecipada para eleger a nova direção do Legislativo seria uma decisão judicial.

Ações questionam eleições

A antecipação das eleições para os integrantes da Mesa Diretora das Casas Legislativas tem sido objeto de debates e questionamentos em várias regiões do país. Um exemplo disso é a anulação pelo STF de uma eleição que seria destinada ao segundo biênio da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. Estados como Sergipe, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande Norte, também são alvos de ações no STF nesse contexto.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com