A Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (16), por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 1460/2025, que institui a Política Municipal de Enfrentamento à Violência Política Contra a Mulher.

O projeto, da presidente da Casa, vereadora Francimar Jacintho (PL), tem o objetivo de garantir um ambiente mais seguro para a participação feminina na política ribamarense.

De acordo com a autora, a iniciativa está em consonância com a Lei Federal nº 14.192/2021, que estabeleceu normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher, alterando o Código Eleitoral e tipificando essa conduta como crime.

Segundo o texto da norma, a ideia é assegurar que todas as mulheres possam participar plenamente da vida política sem medo de violência ou discriminação.

“É fundamental que o Município de São José de Ribamar avance na institucionalização dessa política, criando um marco normativo local que permita identificar, coibir e punir práticas que busquem deslegitimar, intimidar, excluir ou silenciar mulheres em razão do seu gênero, especialmente aquelas que ocupam ou disputam espaços de poder”, frisou a parlamentar em sua justificativa.

Enviado à sanção

Após aprovação da matéria em plenário, a proposta segue para a sanção do prefeito Júlio Matos – o Dr. Julinho (Podemos) para virar lei. Se for vetada, a proposição retorna para a Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com