Foi aprovado na Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) o Projeto de Lei nº 1466/2025, de autoria do vereador Marcos Frazão (PRD). A proposta, votada na sessão ordinária desta terça-feira (1º), tem como objetivo instituir a prática de soltura de pipas como esporte no município.
A norma prevê que aqueles que praticarem o esporte sejam denominados “pipeiros”. Além disso, O projeto estipula quatro regras para a realização do esporte, determinando que os pipeiros o pratiquem “em local aberto distante de redes elétricas e de telefonia” e os proibindo de invadir propriedades para resgatar as pipas perdidas.
Além disso, os pipeiros devem utilizar obrigatoriamente linhas de algodão em cores visíveis e sem nenhum truque que as tornem mais cortantes. Fios cortantes como o cerol e a chamada linha chilena estão proibidos. A iniciativa prevê a possibilidade de regulamentação pela Prefeitura ribamarense.
Na justificativa, Marcos Frazão explica que o objetivo da propositura é reconhecer a soltura de pipa como prática esportiva no município, promovendo sua regulamentação, valorização cultural e desenvolvimento técnico. Segundo o vereador, a medida traria “mais segurança para os praticantes desse esporte que tanto cresce em nossa cidade”.
“A iniciativa visa a inclusão social e a geração de empregos diretos e indiretos, por meio de eventos esportivos e da cadeia produtiva ligada à fabricação de pipas, linhas e acessórios, bem como vendedores ambulantes, restaurantes e comerciantes em geral que atuam nos arredores dos ‘pipódromos’ e locais onde seriam realizados os campeonatos”, frisou o parlamentar.
Após aprovação da matéria em plenário, a proposta segue para a sanção do prefeito Júlio Matos – o Dr. Julinho (Podemos) para virar lei. Se for sancionado, entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com