A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou na sexta-feira (14) um projeto de lei que declara o deputado federal Aluísio Mendes “persona non grata” no município, em reação ao discurso feito por ele na Câmara dos Deputados nesta semana.
A proposta, assinada pelo prefeito Milton Gonçalo e aprovada pelos vereadores, afirma que o parlamentar demonstrou “claro desrespeito aos políticos deste Município, afrontando iniciativas essenciais ao bem-estar da população e atuando de forma contrária ao interesse público”.
A medida ocorre após a confusão envolvendo a ex-vereadora e presidente do Republicanos Mulher no Maranhão, Luiza Calvet, que instalou um outdoor no canteiro central da BR-135, na entrada de Santa Rita, no último fim de semana. A prefeitura determinou a retirada da peça alegando descumprimento dos padrões exigidos pelo DNIT.
Durante a remoção, feita pela secretaria de infraestrutura de Santa Rita, uma confusão envolvendo familiares da vereadora e lideranças políticas ligadas à administração municipal foi registrada em vídeo.
Em discurso na Câmara dos Deputados, Aluísio Mendes classificou a ação como “truculenta, autoritária e ilegal”, afirmando que o prefeito Milton Gonçalo seria “um fantoche, uma marionete” do tio e ex-gestor da cidade, Hilton Gonçalo.
Mendes disse ainda que a retirada do outdoor representou “um ato covarde contra uma mulher, uma liderança política firme”, e que o caso “não ficará impune”.
No texto aprovado, os vereadores justificam a decisão afirmando que o projeto busca registrar “o repúdio a atitudes e condutas consideradas incompatíveis com os valores, princípios e interesse do Município”, e que as declarações do deputado teriam causado “constrangimento e indignação”.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com