Ainda falta bastante tempo para a próxima eleição municipal. Com o objetivo de transformar a realidade de Presidente Vargas, a construção de um grupão liderado pelo advogado Diogo Viana está a todo vapor. E com acenos de adesão de todo lado. O crescimento dessa base de apoio tem gerado, inclusive, os primeiros ciúmes da prefeita Fabiana Mendes (PSB).

Como não poderá mais disputar o cargo em 2028, a chefe do executivo presvarguense sabe que quem se fortalece para ocupar o cargo é o seu principal rival. No inicio do mês, o titular deste blog esteve pessoalmente no município e conversou com vários moradores do lugar. Em todas as conversas, a percepção foi a mesma: o advogado se fortaleceu após o pleito de 2024.

Na campanha passada, a prefeita chegou a fazer uma previsão de um possível resultado das eleições. Na época, ela chegou a desacreditar o adversário dizendo que venceria com mais de 70%, uma previsão que não se confirmou nas urnas, embora sua vitória fosse prevista.

No entanto, mesmo com a derrota para sua oponente em 2024, Diogo emergiu das urnas como uma nova liderança política, obtendo uma votação superior à da adversária de Fabiana em 2020, que contava com o apoio do ex-prefeito de uma cidade vizinha

Com o uso da máquina pública, Fabiana foi reeleita com 5.218 votos, enquanto seu oponente recebeu 3.061 votos. Na ocasião, ela conseguiu eleger oito dos nove vereadores. Um ano após o pleito, contudo, o cenário mudou. Diogo, que elegeu apenas um vereador, tem atualmente cinco dos nove em seu grupo.

A gestora também tem enfrentado crescente rejeição devido às promessas não cumpridas.  Além disso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) recomendou que ela “enxugasse a folha de pagamento”, o que resultou em demissões que intensificaram ainda mais seu desgaste político, uma vez que ela não atendeu às expectativas de seus apoiadores, especialmente no que diz respeito aos empregos prometidos.

Enquanto isso, Diogo entra definitivamente na cena política municipal como um quadro fortalecido, que veio para ficar. Para alguns observadores, o político fala muito bem e, mesmo após as eleições, não desapareceu da cidade.

Ao longo desses dez meses, ele tem percorrido as comunidades com o projeto “Café nas Comunidades”, que conta com a participação do deputado estadual Aluísio Santos e da deputada federal Detinha. Aluísio, que representa a região na Assembleia Legislativa, tem sido presença marcante nas agendas com o aliado político, onde tem anunciado iniciativas significativas para o município presvarguense.

Nesse período, Diogo também distribuiu aproximadamente 1 mil cestas básicas, ajudando a combater a insegurança alimentar na cidade. A presença do advogado em várias localidades tem agradado a população, que manifesta apoio espontâneo ao jovem político.

Como se observa, “pouco se aprende com a vitória, mas muito se ensina com a derrota”. É como eu costumo dizer: a derrota é um processo de aprendizado; não perde quem sofreu uma derrota, perde quem não aprendeu nada com vitória.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com