Vice da CPMI do INSS é ameaçado e registra BO contra deputado do Maranhão

O vice-presidente da CPMI do INSS, deputado federal Duarte Júnior, registrou nesta quarta-feira (5) um boletim de ocorrência contra o deputado estadual Edson Araújo por ameaça e intimidação.

Duarte recebeu as mensagens de Edson enquanto estava nas dependências da Câmara dos Deputados, motivo pelo qual o registro foi feito pela Polícia Legislativa Federal, que será a encarregada de investigar o caso. O parlamentar pediu ao presidente da Casa, Hugo Motta, escolta policial para si e para sua família, após o episódio.

Nas conversas, obtidas pelo portal Metrópoles, o parlamentar estadual chama Duarte de “palhaço”, “irresponsável” e “incompetente”, além de afirmar que “nós ainda vamos nos encontrar”. Questionado se aquilo se tratava de uma ameaça, Edson respondeu: “Você vai saber”.

O conflito ocorre em meio às investigações da CPMI do INSS, que apura um esquema de desvios de recursos e descontos ilegais em benefícios previdenciários. O nome de Edson Araújo foi citado em relatórios da Polícia Federal por movimentações financeiras suspeitas envolvendo entidades de pescadores e aposentados no Maranhão.

Além de parlamentar, Edson Araújo é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das associações investigadas pela Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano para apurar descontos irregulares em benefícios do INSS entre 2019 e 2024.

Por mensagens, parlamentar que é vice de associação investigada pela PF teria confirmado ameaça e disse que Duarte Jr. “vai se arrepender”

Na última segunda-feira (3), a comissão ouviu o presidente da CBPA, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, que chegou a ser preso durante a sessão, mas foi solto após pagamento de fiança.

Durante o depoimento, Duarte Jr. questionou Abraão sobre Edson Araújo.

“O Edson Araújo, deputado estadual do meu estado do Maranhão, filiado ao meu partido, recebeu quase R$5 milhões, inclusive algum desses valores em contas de seus assessores nomeados na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O senhor acha isso lícito? A que se deve esse depósito? Por que Edson Araújo recebeu quase R$5 milhões?”, questionou Duarte Jr.

Abraão disse que iria permanecer calado.

Na mesma sessão, o deputado federal disse que entraria com um pedido de expulsão de Edson Araújo do PSB “porque a gente tem que diferenciar o joio do trigo”.

No registro da ocorrência, Duarte Jr. apresentou prints de uma conversa por um aplicativo de mensagens que teria ocorrido com o deputado estadual na própria terça-feira.

Segundo o boletim de ocorrência, foi instaurada uma investigação para a colher informações, identificar o autor e as circunstâncias da denúncia de Duarte Jr.

O documento também afirma que, como as mensagens foram visualizadas pelo deputado nas dependências da Câmara, a competência de investigação é da Polícia Legislativa.

“Concluída a fase investigativa interna, todo o procedimento será remetido à autoridade judiciária competente, no caso, o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, por se tratar de parlamentar estadual com foro de prerrogativa de função”, diz o boletim.

Questionada sobre procedimentos que serão adotados, a Câmara dos Deputados disse que “informações que envolvem segurança de deputados são consideradas sigilosas”.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com