
Em tom descontraído, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, criticou na noite desta segunda-feira (17/3) a adoção de sustentações orais em julgamentos virtuais.
“Eu não poderia evitar, presidente (Luís Roberto) Barroso, com a amizade e o respeito que lhe tenho, isso é para lhe provar que vídeo gravado não é sustentação oral, não dá certo”, disse Simonetti ao ministro, presidente do Supremo Tribunal Federal, durante a cerimônia de posse do Conselho Federal da OAB, ao informar que o evento havia sido gravado e ficaria disponível para consultas futuras.
Com a fala, Simonetti marcou a posição da advocacia brasileira contra a Resolução 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça. A norma padronizou os procedimentos para julgamentos virtuais no Brasil, que já aconteciam de acordo com os desígnios de cada tribunal e foram amplificados desde a crise sanitária da Covid-19, com diferentes níveis de transparência.
A solenidade desta segunda marcou a recondução de Simonetti ao cargo e foi promovida no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Além de Barroso, participaram do evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), entre outras autoridades.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com