
Circulou na imprensa algumas matérias afirmando que o instituto EPO Estratégia, responsável por pesquisas de intenção de voto nas eleições de 2026, seria a Escutec — empresa de pesquisas de opinião pública, fundada pelo saudoso jornalista Fernando Júnior. Contudo, essa informação não procede.
As duas empresas distintas possuem CNPJs diferentes, ao contrário do que foi informado em matérias publicadas por blogs e sites que as associavam incorretamente. A vinculação voltou a ocorrer nesta terça-feira, 22, após a divulgação de um levantamento sobre intenção de votos para a disputa ao Senado pelo Maranhão em 2026.
CEO da EPO, José Brito, em contato com o jornalista Isaias Rocha, do programa Ordem do Dia, da Educadora FM (88.3 MHz), quebrou o silêncio e falou, de uma vez por todas, que a empresa não é originária da Escutec. É a segunda manifestação da companhia sobre o tema em um ano.
O que motivou a comparação?
Novo no mercado, o instituto chegou a esclarecer o assunto após comparação com o concorrente no ano passado. Em um comunicado divulgado na época, o Epo esclareceu que é composto por remanescentes e ex-funcionários do Escutec, mas não quer ser lembrado por isso.
O instituto, vinculado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas), é composto por profissionais altamente qualificados e experientes em pesquisa de opinião, entre os quais se encontram estatísticos, cientistas sociais, psicólogos sociais, publicitários, analistas, coordenadores de campo e pesquisadores. Em 2024, a empresa comemorou 100% de acerto nas pesquisas eleitorais realizadas na maioria dos municípios maranhenses.
“O Epo expressa sua gratidão à imprensa maranhense pela seriedade na divulgação dos estudos realizados no estado, conferindo notoriedade e credibilidade ao trabalho transparente da empresa. No entanto, reiteramos de forma enfática que não somos a Escutec”, frisou Brito.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com