
Morreu nesta segunda-feira , 21, em São Luís , o ex-deputado estadual Carlos Guterres. Ele estava internado no Hospital São Domingos há aproximadamente um mês, período no qual lutou contra diversos problemas de saúde.
O velório ocorrerá até amanhã, as 10h, no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Gavião, com cortejo saindo da Casa às 16h30.
Carlos Guterres exerceu 16 anos de mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Maranhão.
Nos últimos anos, segundo noticiou o jornalista Manoel dos Santos, esteve às voltas com um novo livro, intitulado “Vida e história”, uma autobiografia lançada em 2024.
Filho de Eglantine Guterres Moreira e de Alberto Queiroz Moreira, o ex-deputado Carlos Guterres Moreira nasceu em São Luís no dia 10 de novembro de 1938.
Começou sua carreira profissional como servidor da Câmara Municipal de São Luís, onde chegou a ocupar o antigo cargo de diretor de Debates.
Cursou especialização em Administração Municipal na Universidade Nacional de Brasília (UNB), no ano de 1967. Aprovado em concurso público, foi nomeado em 28 de abril de 1968 para exercer o cargo de auditor fiscal em São Luís.
Iniciou sua carreira política aos 34 anos de idade, ao disputar as eleições realizadas no dia 15 de novembro de 1972, data em que se elegeu vereador em São Luís. Exerceu apenas um mandato na Câmara Municipal de São Luís, no período de 1973 a 1974 (apenas dois anos).
Em novembro de 1974, filiado ao MDB, conseguiu eleger-se deputado estadual pela primeira vez. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde por diversas ocasiões foi o líder da bancada da Oposição. Depois de ter sido eleito em 1974, sempre no MDB, Carlos Guterres foi reeleito em 1978, 1982 e 1986.
“Fui um dos fundadores do MDB no Maranhão. Fui, com muito orgulho, a ficha nº 1 em São Luís”. Além de ter sido deputado estadual por 16 anos consecutivos, e líder da Oposição, Carlos Guterres também chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa.
“Fui o 1º Vice-Presidente Constituinte da Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirma ele. No Governo Epitácio Cafeteira, Guterres foi secretário de Esportes e Lazer (15/03/1987).
No governo da prefeita Conceição Andrade, foi secretário de Terras, Urbanismo e Habitação (01/01/1996). Guterres candidatou-se a prefeito de São Luís em 1988 e 1992 – perdeu estas duas eleições. Depois tentou a eleição de deputado estadual em 1990, 1994 e 1998, mas sem lograr êxito. Sua última eleição foi em 2016, quando se candidatou a vereador de São José de Ribamar pelo PMDB e obteve 268 votos, sem lograr êxito.
Depois disso, foi por quatro vezes presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (AEDEM), entidade fundada em São Luís no dia 13 de março de 2007.
Além dos embates políticos, que são destaque neste livro autobiográfico que está escrevendo, Carlos Guterres fala também de seus pais e de seus irmãos Rui Guterres Moreira e Wanda Moreira Itapary. Fala ainda de sua saudosa esposa, Susana Moura Moreira, a companheira inseparável durante 53 anos, que faleceu em 2011. Desse matrimônio, nasceram os filhos Alberto Moreira Neto e Karla Moura Moreira.
Com informações do blog do Manoel Santos
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com
