A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Bela Vista do Maranhão, Orias de Oliveira Mendes, e a ex-secretária de Educação do município por envolvimento em um esquema de desvio de recursos do Fundeb. A decisão, da 5ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Maranhão, atendeu a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) e ainda cabe recurso.
Segundo o MPF, entre 2013 e 2015, os ex-gestores autorizaram o pagamento de salários a servidores fantasmas, causando prejuízo aos cofres públicos. Pelo menos 42 pessoas foram incluídas irregularmente na folha da Secretaria de Educação, mesmo sem vínculo funcional com o município. Parte delas morava em outras cidades ou possuía outros empregos, além de não ter a escolaridade exigida.
Com base nas provas, a Justiça determinou o ressarcimento integral dos valores desviados, a suspensão dos direitos políticos de Orias Mendes por dez anos e da ex-secretária por oito, além de proibição de contratar com o poder público e pagamento de multa civil equivalente ao montante do dano.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com