O futuro do PSB no Maranhão tem gerado questionamentos políticos em relação à direção que a sigla tomará diante das recentes movimentações do deputado estadual Othelino Neto e da senadora Ana Paula Lobato para assumir o comando partidário no estado.
No entanto, conforme divulgado pelo site Marrapá, essa articulação enfrenta obstáculos devido às exigências da executiva nacional da legenda. O casal negocia diretamente com o novo presidente nacional da agremiação, João Campos, oferecendo como trunfo a promessa de eleger o marido da senadora deputado federal em 2026.
De acordo com a publicação, o problema é que a direção nacional quer uma garantia mais imediata: a filiação de um deputado federal com mandato vigente, para suprir a possível saída de Duarte Júnior, que mantém conversas com PL, PDT e União Brasil.
Othelino não tem opções
A única alternativa viável seria Márcio Jerry, mas a migração exigiria que ele renunciasse à liderança que ocupa no PCdoB, o que tornaria o movimento politicamente desgastante.
As alternativas de Brandão
Portanto, é mais provável que o governador do Maranhão cumpra esse desafio do que Othelino Neto. Sem esse reforço, a direção nacional pode preservar a liderança do PSB no estado sob a influência de Brandão, que conta com aliados como Rubens Júnior, Júnior Lourenço e Amanda Gentil dispostos a trocar de partido.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com