
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), divulgou uma nota de solidariedade em apoio ao deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), ao delegado Pedro Adão e ao jornalista Domingos Costa, que foram ameaçados de morte por integrantes de um grupo criminoso investigado no bojo da Operação Dinheiro Sujo.
A nota foi publicada no site institucional da Assembleia e encaminhada à imprensa.
“Violência não se justifica. Nem se aceita”, desta trecho do texto. Na nota, Iracema ressaltou que os três nomes mencionados estão apenas cumprindo seus deveres institucionais e agindo em defesa da sociedade e da legalidade.
Yglésio, segundo a parlamentar, atua no legítimo exercício de seu mandato. Pedro Adão cumpre o papel de garantir a justiça e o jornalista Domingos Costa cumpre o compromisso de informar. “Não podemos naturalizar qualquer tipo de violência ou intimidação contra quem busca proteger o interesse público”.
De acordo com a Polícia Civil, as ameaças foram identificadas durante a análise do celular da influenciadora digital Tainá Sousa, presa na última quarta-feira (30). A investigação apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de explorar jogos de azar e lavar dinheiro por meio de redes sociais.
A influenciadora é acusada de trocar mensagens com ameaças explícitas dirigidas ao parlamentar, ao delegado e ao jornalista, todos ligados direta ou indiretamente à denúncia e à apuração do esquema.
Abaixo, a íntegra da nota.
NOTA DE SOLIDARIEDADE
A Assembleia Legislativa do Maranhão manifesta irrestrita solidariedade ao deputado estadual Yglésio Moisés, ao delegado de Polícia Civil Pedro Adão e ao jornalista Domingos Costa, diante das ameaças de morte que vêm sofrendo por parte de integrantes de grupo investigado na Operação Dinheiro Sujo.
Os três atuam em pleno exercício de funções essenciais à democracia: o parlamentar, no cumprimento do mandato que lhe foi conferido pelo povo; o delegado, no dever constitucional de garantir a aplicação da lei; e o jornalista, no compromisso com a informação e a liberdade de imprensa.
É inadmissível qualquer forma de intimidação ou violência contra agentes públicos e profissionais que exercem seu papel em defesa da legalidade e do interesse coletivo. Não se pode tolerar a tentativa de silenciar, constranger ou coagir aqueles que atuam com responsabilidade e compromisso com a sociedade.
Reafirmamos nosso absoluto repúdio a atos de violência e reiteramos o compromisso da Assembleia Legislativa do Maranhão com a democracia, o respeito às instituições e a proteção aos direitos fundamentais.
Iracema Vale
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com