
Começou a tramitar na Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR), o Projeto de Lei Ordinária nº 1462/2025, e autoria do vereador Bráulio Moraes (PDT), que pretende estabelecer validade por tempo indeterminado para laudo médico destinado às pessoas com deficiência de caráter irreversível, para fins de comprovação da condição de deficiência perante os órgãos públicos municipais.
O projeto foi encaminhado para as comissões responsáveis na sessão ordinária desta quinta-feira, 12. Após apreciação dos colegiados, onde será analisado em seu mérito, o texto deverá entrar na pauta para votação dos vereadores.
Segundo o autor, a necessidade de atualizar continuamente os relatórios médicos seria uma barreira para pessoas com deficiências acessarem programas e benefícios. A exigência da renovação acaba por desmantelar a consistência do tratamento e, consequentemente, a saúde do paciente.
“Atualmente, muitas pessoas com deficiência são obrigadas a apresentar laudos médicos atualizados periodicamente, mesmo quando a sua condição é definitiva e irreversível. Essa exigência burocrática impõe desgaste emocional, custos financeiros e uma sobrecarga desnecessária sobre aqueles que já enfrentam inúmeras barreiras no seu cotidiano”, frisou o parlamentar.
Bráulio Moraes alegou ainda, em sua justificativa, que, a medida proposta também trará benefícios e segurança jurídica tanto para os beneficiários quanto para os órgãos municipais, sem prejuízo da possibilidade de revisão nos casos excepcionais.
“O Laudo Médico Permanente representa a valorização dos direitos da pessoa com deficiência, alinhando-se aos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da inclusão social e da eficiência administrativa. A medida também trará benefícios à administração pública, otimizando recursos, desburocratizando procedimentos e tornando mais célere o atendimento aos cidadãos. Além disso, trará segurança jurídica tanto para os beneficiários quanto para os órgãos municipais”, completou.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com