O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (14/7), uma medida provisória (MP) que isenta os taxistas do pagamento da taxa de serviço metrológico para verificação de taxímetros. A ação é uma sinalização aos motoristas em meio à busca de reaver a popularidade do petista e deve gerar economia de R$ 9 milhões por ano aos motoristas.
Além disso, as verificações, que antes eram anuais, passam a ser a cada dois anos.
A cobrança é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar a verificação metrológica do taxímetro, procedimento obrigatório para garantir que o equipamento está calculando o valor das corridas de forma correta.
Essa verificação ocorre em três momentos, quando o equipamento é instalado; anualmente, para garantir a precisão da medição; e caso o taxímetro passe por alguma manutenção.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve presente para a assinatura da MP.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com