O Maranhão se tornará o terceiro estado brasileiro a ter uma Frente Parlamentar da Odontologia na Assembleia Legislativa, encarregada de fomentar políticas de acesso, educação e cooperação entre dentistas e legisladores.
A iniciativa, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA), é proposta pelo deputado estadual Adelmo Soares (PSB), e será lançada em uma cerimônia na próxima segunda-feira (22), às 10h, no Plenarinho da ALEMA. O evento reunirá parlamentares, representantes do CRO-MA, profissionais da odontologia e lideranças da sociedade civil.
Criada para fortalecer a conexão entre os profissionais da odontologia e os legisladores, essa frente tem o potencial de impactar positivamente a assistência à saúde dental em nosso país. Esta ação é importante porque a saúde bucal é um aspecto fundamental da saúde geral.
De acordo com o estatuto aprovado, a Frente Parlamentar da Odontologia da ALEMA terá como principais finalidades valorizar a profissão odontológica e garantir seu fortalecimento; defender o acesso da população a serviços de saúde bucal de qualidade; atuar na discussão e aprovação de projetos de lei que beneficiem a área; e estreitar laços entre o Poder Legislativo, a classe odontológica e a sociedade civil.
Para o deputado Adelmo Soares, a Frente é um marco importante para a saúde pública do estado. “A saúde bucal precisa ser tratada como prioridade nas políticas públicas. Nossa intenção é abrir um espaço de diálogo permanente que valorize os profissionais da odontologia e assegure qualidade de vida para a população maranhense”, destacou.
O primeiro estado a criar uma união de parlamentares que trabalham pela defesa dos interesses da saúde bucal foi o Mato Grosso (ALMT), cuja instalação em maio deste ano. Em seguida, foi a vez de São Paulo (ALESP) a instalar um grupo neste sentido. Além da ALEMA, ALMT e ALESP, o colegiado também tem representação no Congresso Nacional, por meio de um grupo formado por deputados e senadores.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com