Segurança viária derruba nota do estado em relatório nacional sobre o trânsito

Se de um lado o Maranhão avançou em mecanismos de segurança veicular para proteger usuários nas estradas, por outro lado, os indicadores de gestão e fiscalização mostram fragilidades que aumentam a letalidade no trânsito.

Essa é a conclusão do IRIS – Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança, estudo elaborado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado neste mês. O levantamento coloca o Maranhão abaixo da média nacional em pilares como segurança viária, educação e normatização, e fiscalização. Eis a íntegra (PDF – 8 MB)

Segundo o levantamento — que considera uma série de critérios — o Maranhão é um dos estados com menor segurança para os motoristas. O Estado obteve média geral de 2,29, ficando no grupo de baixo desempenho ao lado de Amapá e Roraima, além do Amazonas (1,86) e Pará (2,14).

O IRIS faz uma ressalva importante: mesmo que um estado registre poucos casos de infrações, isso não significa necessariamente que ele seja um exemplo de segurança viária. Em muitos casos, o número baixo pode refletir apenas a falta de fiscalização.

Outros dados

A pesquisa também levantou outros dados além dos três pilares centrais de classificação. Um deles foi o de Vias Seguras, no qual SP, DF e MS se destacam positivamente. Nesse mesmo levantamento, AC, AM, AP e MA tiveram o pior desempenho.

No índice de Segurança Veicular, no entanto, as regiões Sul e Sudeste se destacam negativamente, enquanto a Região Norte tem melhor desempenho. Em relação aos outros dados da pesquisa IRIS, ele representa uma “inversão” regional.

Já nos Indicadores de Mortalidade, AC, AP e AM também têm resultados bons. SP, DF e RS mantém a tendência de boa performance nesse índice. Enquanto isso, TO, com bons resultados na maioria dos dados levantados na IRIS, e PI têm o pior desempenho.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com