Marajá do Sena e Peritoró estão entre as três cidades brasileiras onde se tem a pior qualidade de vida do Brasil, de acordo com o ranking do Instituto Imazon.

Segundo a pesquisa, Marajá do Sena conta com pouco mais de 7 mil habitantes aparece como a cidade com índice mais baixo. Entre os estados com o pior índice de qualidade de vida, o Maranhão ocupa o penúltimo lugar com nota 55,96 atrás somente do estado do Pará, com 53,71.

O isolamento geográfico é uma das principais reclamações da população, além disso, por estar em uma localização cercada por morros, os moradores enfrentam dificuldades para entrar e sair da região. A estrada sem asfalto e cheia de ladeiras, é o pior obstáculo.

O forte da economia na região é a criação de gado e grãos. Entretanto, durante o período chuvoso, a cidade chega a ficar dias isolada devido as péssimas condições de infraestrutura dos acessos à cidade. A situação dificulta o escoamento da população.

O índice é composto por 55 indicadores separados em três principais grupos que são necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades.

De acordo com a pesquisa, as cidades localizadas na região Sudeste do país aparecem no ranking como as que possuem a melhor qualidade de vida. E as cidades com pior, estão todas localizadas na região que compreende a Amazônia Legal.

Por meio de nota, a Prefeitura de Marajá do Sena informou que tem implementado diversas ações visando a melhoria da infraestrutura urbana e rural, bem como a ampliação da oferta educacional do município. Segundo a gestão, o município tem ampliado a oferta de ensino em tempo integral, investido em obras voltadas para o desenvolvimento urbano, como a recuperação de estradas vicinais, além da ordem de serviço para a conclusão da MA-323, em parceria com o Governo do Estado.

Também por meio de nota, a Prefeitura de Peritoró disse que repudia a publicação do ranking já que os dados não coadunam com a realidade dos serviços essenciais ofertados pelo município. A gestão afirmou que trabalha em todos os setores para que a população tenha qualidade de vida.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com