A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, revelou em entrevista na noite de quinta-feira (5) sua preferência por Orleans Brandão como sucessor do governador Carlos Brandão nas eleições de 2026.
Embora tenha reafirmado que seguirá a decisão do grupo político liderado pelo atual chefe do Executivo estadual, Iracema não escondeu a simpatia pelo atual secretário de Assuntos Municipalistas.
“Tem quem prefira o vice-governador. Eu prefiro o Orleans Brandão. É um homem jovem, municipalista, está ali ao lado do governador, sabe de tudo que acontece no governo, conhece o Maranhão como a palma da mão”, afirmou.
Apesar da declaração, Iracema reforçou que respeitará a escolha coletiva. “Sou aliada de primeira hora do governador Carlos Brandão. O candidato que o governador apoiar, esse é o meu candidato. Sou uma mulher que faz política de grupo, e o grupo político vai definir um nome”, sentenciou.
Abordando temas espinhosos
Em quase uma hora de conversa, a parlamentar abordou temas espinhosos — desde o fortalecimento da presença feminina na política até a polêmica ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona sua eleição à presidência da Casa.
Iracema não se esquivou e mandou o recado: “Estou presidente da Casa de forma legítima. O regimento é claro e está em vigor há mais de 30 anos. O incômodo agora é porque uma mulher chegou ao poder — e uma mulher do interior, sem sobrenome político”, afirmou, em tom firme.
Sobre a ação que tramita no STF, impetrada pelo partido Solidariedade, a parlamentar foi categórica ao afirmar que não teme o julgamento e confia no Supremo.
“Isso não tira a minha paz porque estou do lado certo. Confio no STF, que é o guardião da Constituição. Não acredito em manobras que rasguem o que está escrito”, declarou.
Iracema ressaltou que a Assembleia Legislativa seguiu todo o rito regimental em sua eleição, e destacou que o desfecho no plenário do Supremo pode inclusive estabelecer jurisprudência para outras 18 assembleias legislativas do país.
Protagonismo feminino e resistência
Primeira mulher a presidir o Parlamento maranhense em mais de 190 anos, Iracema lembrou que sua gestão tem como uma das principais bandeiras o empoderamento feminino e a instalação das Procuradorias da Mulher em câmaras municipais de todo o estado.
“Temos visto bons resultados. As mulheres estão ocupando espaços e participando da política de forma ativa. Isso é resultado de um trabalho coletivo e de coragem”, reforçou.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com