O deputado estadual Stenio Rezende publicou artigo nesta segunda-feira, 14, em que analisou o cenário da disputa pelas vagas ao Senado Federal no Maranhão nas eleições de 2026. Em texto publicado nos blogs dos jornalistas Gilberto Léda e Marco D’Eça, ele destacou que o eleitor maranhense tem a oportunidade de mesclar opções de experiências e jovens talentos, contando com a certeza de que o governador Carlos Brandão fique no cargo até o fim do mandato.

Leia a íntegra do artigo:

Os dois de 2026

Por Stênio Rezende*

A disputa pelas  vagas ao Senado Federal em todo o Brasil é sempre tema que movimenta os bastidores da política de maneira destacada, especialmente pela sua importância  nas articulações dos partidos e ou federações partidárias.

No cenário do Maranhão, se apresentam até o momento os senadores investidos em mandato Weverton  Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), ambos há quase oito anos nos cargo, além do ex-senador Roberto Rocha (PR).

A população acompanha atentamente a movimentação das candidaturas dos jovens deputados André Fufuca (PP) e Pedro Lucas (União Brasil), assim como os nomes do ex-deputado estadual César Pires (Partido Novo) e do ex-prefeito de Santa Rita Hilton Gonçalo (Mobiliza).

A pretensão eleitoral dos concorrentes está bem distribuída, em função da representatividade na vida pública  e capacidade de trabalho entre esses nomes, que até agora acenam e articulam para viabilizar suas candidaturas. A lista oferecida até agora ao povo maranhense é de políticos preparados e comprometidos com os interesses do Estado.

Cabe destacar, por exemplo,  a trajetória do jovem Ministro dos Esportes, André Fufuca, deputado mais jovem da história a assumir a presidência da Câmara dos deputados. Fortemente apoiado pela classe política do Estado, desponta  como preferido do eleitorado de Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Balsas, Barra do Corda, Lago da Pedra, Santa Luzia e centenas de outras cidades maranhenses.

A eleição para as vagas do Senado em 2026, promete ser bem disputada pelos nomes que se apresentam, e assim sendo, quem ganha é o eleitor maranhense, que tem a oportunidade de escolha entre vários nomes qualificados ao Senado Federal, contando, por óbvio, com a permanência do Governador Carlos Brandão  até o último dia do mandato.

*Médico ex-Deputado Estadual e Agropecuarista

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com