Post que circula em grupos de WhatsApp e redes sociais sugere que a chegada do SESI Itinerante ao município de Palmeirândia teria ocorrido após declaração de apoio do prefeito Edilson Alvorada (PL) ao médico Hilton Gonçalo. O conteúdo publicado, no entanto, ignora um detalhe: a iniciativa que leva serviços de saúde e bem-estar ao cidadão existe desde 2022, anterior a pré-candidatura do médico ao Senado.  

 O blog do Isaías Rocha fez uma pesquisa e descobriu que o SESI Itinerante é um projeto iniciado pelo SESI Maranhão em 2022. A ação visa melhorar o acesso aos serviços de saúde para a população maranhense, especialmente em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos.   

Apesar de Gonçalo ter um de seus irmãos à frente de uma das entidades do Sistema S no Maranhão, não é correto afirmar que o projeto itinerante que viaja pelas estradas do estado para levar serviços de saúde a quem precisa esteja sendo usado por ele para fazer política.  

Isso equivale a afirmar que o programa Minha Casa, Minha Vida é utilizado por Lula com o mesmo objetivo, ou que as importantes obras entregues pelo governador Carlos Brandão visam eleger seu sobrinho. Da mesma forma, como seria incorreto garantir que a revitalização do Socorrão 2 seria usada como plataforma para Braide se apresentar aos maranhenses que utilizam o serviço de saúde da capital.  

Não podemos nos insurgir quando se trata de levar serviços à população. A pergunta que fica é: em que momento nos tornamos uma sociedade que torce contra importantes ações em favor de quem mais precisa?  

Quando existe a tentativa de desumanização ou uma crítica por ações voltadas a quem mais precisa, um ciclo destrutivo se forma e se potencializa. Daí surge a reflexão importante de Clodovis Boff, grande teólogo da Libertação: “Tudo é política, mas a política não é tudo”.  

De fato, podemos usar a política em tudo, mas não precisamos fazê-lo sempre. Assim, a ida do SESI Itinerante ao município de Palmeirândia é baseada em uma missão significativa: a de servir. E o impulso desse projeto não vem da política, mas de profissionais que exercem papéis essenciais nesta missão, que é feita de gente pra gente.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com