
Após o início da gestão da presidente Francimar Jacintho (PL) em janeiro de 2025, o site da Câmara Municipal de São José de Ribamar (CMSJR) tornou-se mais voltado à acessibilidade. A página começou a oferecer recursos que melhoram a comunicação para pessoas com necessidades especiais, assegurando que elas tenham pleno acesso aos conteúdos disponíveis no portal, com o objetivo de aumentar o acompanhamento das atividades legislativas.
A página do Legislativo ribamarense foi examinada nesta terça-feira, 8, pelo Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES) do Governo Federal, atingindo um índice de 79.44% em acessibilidade, cumprindo dispositivos da Lei Brasileira de Inclusão. Isto significa que a plataforma não impede que pessoas com deficiência naveguem utilizando dispositivos de tecnologia acessível.
Navegação sem distinção
Para a presidente da Casa, vereadora Francimar Jacinto (PL), a certificação é uma prova de que sua gestão trabalha com transparência e se preocupa com a inclusão de todos.
“Desde o início da nossa gestão, o foco do nosso trabalho é sempre atender o maior número possível de cidadãos, por isso a preocupação em investir em um site com acessibilidade, onde todos os ribamarenses, sem distinção, consigam encontrar as informações que precisam”, destacou.
Página facilita acesso
Com um layout mais limpo e informações importantes em destaque, a página facilita a navegação de usuários com deficiência, com os recursos de contraste, favorecendo pessoas com baixa visão, idosos e daltônicos.
“O Portal da Câmara de Ribamar foi desenvolvido seguindo as diretrizes e a metodologia do W3C – World Wide Web Consortium, apresentadas no documento Web Content Accessibility Guidelines. Procuramos atender as exigências do decreto 5.296, publicado em dezembro de 2004, que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores para o uso das pessoas com necessidades especiais, garantindo-lhes o pleno acesso aos conteúdos disponíveis”, explica o assessor de comunicação da Casa, Camilo Durans.
Avaliador de Acessibilidade
O ASES – Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios é um avaliador brasileiro desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para realizar a avaliação de acessibilidade de sítios de acordo com as recomendações de acessibilidade contidas no e-MAG.
Para realizar a avaliação, é preciso fornecer a URL do site, fazer upload de um arquivo com o código fonte da página ou ainda copiar o código fonte e colar diretamente na área de edição e clicar em “Executar”.
Ao fim da avaliação, será fornecido um relatório com uma porcentagem de zero a cem indicando o nível de acessibilidade do ambiente, como também uma lista de erros e avisos que devem ser verificados para melhorar o nível de acessibilidade do ambiente. Atualmente, o ASES está sob a gestão da Secretaria de Governo Digital.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com