Comarca de Carutapera alcançou o quarto lugar no desafio do Ranking das Baixas (Foto/divulgação: ASCOM CGJ)

O tempo médio de tramitação no judiciário maranhense foi reduzido em 400 dias, resultando na maior produtividade já registrada no estado. A informação é do corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida.

De acordo com o magistrado, em julho, o Judiciário do Maranhão atingiu um marco significativo ao encerrar mais de 100 mil processos em um único mês, com um total de 104.296. Segundo ele, somente entre junho e julho, foram 176.803 baixas — considerado recorde absoluto. No acumulado de agosto de 2024 a julho de 2025, 699.991 processos foram finalizados.

“Nós alcançamos a maior produtividade da história do Maranhão. Nunca se produziu tanto. Conseguimos reduzir em 400 dias o tempo médio de tramitação. Isso é algo extraordinário, fruto do empenho coletivo, onde cada um colocou seu tijolo nessa construção”, comemorou.

Na semana passada, entre segunda-feira (4) e quinta-feira (7), o desembargador fez visitas a quinze comarcas na região da Baixada Maranhense. O objetivo da agenda técnica era fomentar a comunicação com magistrados e servidores, oferecer diretrizes e reconhecer os resultados alcançados.

O itinerário incluiu as comarcas de Alcântara, Bequimão, Pinheiro, Santa Helena, Turiaçu, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Carutapera, Cândido Mendes, São Bento, São Vicente Ferrer, São João Batista, Nova Olinda do Maranhão, Matinha e Viana.

Com relatórios estatísticos e indicadores em mãos, o corregedor explicou que a iniciativa principal da itinerância foi agradecer pessoalmente pelos resultados obtidos no último ciclo do Selo CNJ de Qualidade, encerrado em 31 de julho, além de acompanhar o andamento das metas e conhecer a realidade de cada unidade — muitas delas sob gestão de magistrados(as) recém-titularizados. “Se não conquistarmos o Selo Diamante, não será por falta de esforço”, destacou o desembargador.

Os dados confirmam o avanço:

Feminicídios: redução de 762 dias no tempo médio de tramitação.
Violência doméstica: menos 364 dias.
Ações penais do júri: menos 525 dias.
Ações penais gerais: menos 380 dias.

Com estas últimas 15 visitas, a atual gestão já soma 87 comarcas visitadas desde o início do biênio, reforçando o compromisso com uma atuação mais próxima, voltada ao acompanhamento e ao auxílio em prol da produtividade.

Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: FacebookTwitterTelegram Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com