
Uma pesquisa do Vox mostrou o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Mobiliza), com 12% em intenções de voto, figurando entre os quatro principais nomes na disputa pelas duas vagas ao Senado que estarão em jogo em 2026, no Maranhão.
O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (4), causou surpresa. Apesar de o pré-candidato do Mobiliza estar numericamente atrás do ministro do Esporte, André Fufuca (PP), com 25%, e do senador Weverton Rocha (PDT) com 22%, a diferença de dois dígitos em relação ao ex-prefeito para o pelotão de cima sugere que a eleição ainda não está definida, contrariando a expectativa de alguns líderes tradicionais da política maranhense.
Com um discurso moderado e focado na pauta municipalista, Gonçalo pode atrair eleitores que desejam uma renovação do Congresso atual, do qual Fufuca e Rocha fazem parte. Além disso, o ex-prefeito é visto como um self-made man, ou seja, um indivíduo que, tendo origem modesta, conseguiu construir uma carreira sólida na profissão, nos negócios e na carreira política.
Foi esse conjunto de características que levou o comando nacional do Mobiliza a defender que Dr. Hilton concorra a uma vaga no Senado em 2026.
Os números apontam ainda o ex-senador bolsonarista Roberto Rocha, atualmente sem partido, em terceiro lugar, com 18%. Empatados com 3%, figuram o ex-deputado estadual César Pires (Novo) e a senadora Eliziane Gama (PSD).
O governador Carlos Brandão (PSB), que não pretende abrir mão do cargo para entrar na corrida, não foi incluído no cenário testado.
Com cenário ainda indefinido, os números da Vox mostram que a briga pelas duas vagas de senador no Maranhão promete ser acirrada, com novas figuras que desafiam o domínio de políticos tradicionais.
Metodologia
A coleta de dados, com 957 entrevistados, se deu entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em 40 municípios distribuídos pelas seis regiões do Maranhão, incluindo a Grande Ilha de São Luís. A margem de erro é de 4,5 para mais ou para menos.
Leia mais notícias em isaiasrocha.com.br e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter, Telegram e Tiktok. Leitores também podem colaborar enviando sugestões, denúncias, criticas ou elogios por telefone/whatsapp (98) 9 9139-4147 ou pelo e-mail isaiasrocha21@gmail.com